Imagem capa - Bebê Recém Nascido Nasce Com Imunidade ao Covid-19 em Salvador. por Ana Trancoso Fotografia
Para Mamães

Bebê Recém Nascido Nasce Com Imunidade ao Covid-19 em Salvador.

Após ocorrer a liberação das vacinas testadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para grávidas e puérperas, começamos a testemunhar o nascimento de alguns bebês que, em 2021, já vieram ao mundo com anticorpos contra a Covid-19.

Não há nenhuma confirmação de que a vacinação no período de gestação garanta a transferência de anticorpos, mas existe sim essa possibilidade.


No dia 29 de maio de 2021, tive o privilégio de fotografar uma das primeiras bebês recém nascidas imune ao Covid-19 em Salvador. Emília, enfermeira e mãe de Joana, tomou a segunda dose da vacina Coronavac com 35 semanas de gestação. Ao nascer, o papai, João Paulo levou sua pequena, com 10 dias de vida, para realizar um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus da Covid-19.  Esse exame chama-se "Sorologia de Anticorpos Neutralizantes", disponíveis em alguns laboratórios de Salvador.  A taxa referencial desse exame é de 20 a 35%. O exame de Joana, acusou que ela tinha 70% de anticorpos contra o vírus. Dos casos registrados no Brasil, Joana apresentou a segunda maior taxa, atrás apenas de um bebê de Recife, com 92% de Anticorpos. Ainda não se sabe quanto tempo Joana terá de proteção contra esse vírus, porém foi uma grande vitória!

Sabemos que a vacinação contra o Covid-19 em gestantes ainda está um ponto de interrogação. Porém, o que se sabe é que os benefícios superam os riscos. Vou dar algumas informações que você deve saber antes de se vacinar:


1 - O risco de complicações da Covid em gestantes é maior do que nas não gestantes;

2- As gestantes que possuem comorbidades têm mais risco de evoluir mal, em caso de infecção pelo Covid;

3- A decisão de tomar a vacina ou não, deve ser tomada com o acompanhamento do seu obstetra. É importante que você seja orientada e acompanhada pelo seu médico.

4- A vacina é prioridade para o grupo de gestantes e puérperas, assim como para o feto, pois o risco de agravamento na gestação vem aumentando.

5- Caso você, gestante, não se sinta segura em tomar a vacina, sua decisão deve ser respeitada e apoiada;

6- Não existe tempo ideal recomentado para tomar a vacina durante a gravidez, porém médicos recomendam que seja feita após o 1º trimestre, pelo menos.


Espero que essas orientações tenham sido uteis para você e espero que nos encontremos em breve para fotografar e registrar os mínimos detalhes do seu  bebê, assim como Joana! Para ver esse Ensaio completoclique no link.

Beijinhos

Ana Paula Trancoso